ApresentaçõesFestival de Música

Festival de Música de Paraguaçu Paulista faz quatro dias de apresentações em sua 2ª edição

Aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho o II Festival de Música de Paraguaçu Paulista – SP, sob a direção artística do maestro Dante Mantovani.

Com a presença de alunos de todo o país, o Festival contou com aulas de Regência Orquestral, Violino, Oficina de Arco, Violão Clássico, Bateria, Canto Popular, Canto Lírico e Canto Coral, além de palestras sobre os temas variados associados à música.

A abertura do Festival contou com Santa Missa celebrada pelo Padre José Eduardo de Oliveira e Silva, seguida de concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem de Paraguaçu Paulista (sob regência do maestro Dante Mantovani), duo lírico (prof. Hélder de Araújo e Camilo Calandrelli) e apresentação de bossa nova com Kay Lyra e Maurício Maestro.

No segundo dia (13/07), houve uma brilhante palestra sobre Conservadorismo e Belas Artes ministrada por Rodolpho Loretto, engenheiro e apresentador do Canal Terça Livre; e no concerto dessa noite, houve uma empolgante apresentação de canto lírico com a soprano paranaense Larissa Mafra e com o baixo paulista Camilo Calandrelli, acompanhados ao piano por Hélder de Araújo; na sequência, apresentou-se o Duo Jacarandá, formado por Jairo Chaves(viola) e Natanael Fonseca (violão), e por último apresentação do grupo de violas caipiras do Projeto Brincarte, de Paraguaçu Paulista, sob a direção da professora Dai Rose.

Maestro Dante Mantovani interpreta Intermezzo – Cavalleria Rusticana com a Orquestra do Festival de Música de Paraguaçu Paulista-SP, durante II Encontro de alunos do Seminário de Música.

O terceiro dia (14/07) contou com uma belíssima apresentação da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante, de Londrina, sob direção de Elimar Plínio Machado, fundador e diretor do grupo de música antiga NEUMA.

O Festival foi finalizado (no dia 15/07) com estupor pelo concerto da Orquestra Sinfônica e Coro do II Festival de Música de Paraguaçu Paulista, sob regência do maestro Dante Mantovani, no qual foram apresentadas obras de Bach, Mozart, Haydn, Tchaikovsky, Beethoven, Palestrina, Mascagni e Villa-Lobos, o que levou a platéia a momentos sublimes através do contato com a Música Universal.

A Orquestra Sinfônica do Festival foi integrada por jovens entre 12 e 18 anos, predominantemente, provenientes de várias cidades do Brasil. Todos ficaram encantados com a oportunidade de que tiveram de integrar uma Orquestra Sinfônica , de fazer aulas com grandes mestres e de se apresentar em público tocando um repertório musical de alto grau de exigência técnica e performática.

 

O Festival de Música de Paraguaçu Paulista consolida-se como o principal evento turístico da cidade, visto que tem atraído cada vez mais pessoas de várias cidades e estados do Brasil, que têm saído de nossa cidade com uma ótima impressão, devido ao elevado nível cultural do evento, o qual já é conhecido nacionalmente como um polo de excelência em educação musical e performance artística.

Local dos Cursos, Ensaios e Apresentações

Os cursos aconteceram na Escola Grupão, Departamento Municipal de Educação (antigo Fórum), e Sede Social do Paraguaçu Tênis Clube.

Os concertos tiveram espaço na Igreja Matriz.

O evento contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, do Canal Terça Livre (youtube) e Rádio MCI (https://mciradio.com.br).

 

 

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Fechar